jusbrasil.com.br
18 de Junho de 2021

Você sabe o motivo de o Dia do Trabalho ser comemorado em 1º de maio?

Além do Brasil, vários outros países comemoram o Dia do Trabalho nesta data!

Matheus Guerra, Advogado
Publicado por Matheus Guerra
há 2 meses

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio em muitos países, além do Brasil, como por exemplo, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações consideram a data como um feriado nacional, no qual empregadores e empregados podem refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.

Por outro lado, também existem países que comemoram o trabalho em outros dias, nos Estados Unidos, o “Labour Day”, é comemorado na primeira segunda-feira do mês de setembro, enquanto na Austrália, o dia de celebração varia de acordo com a região.

Voltando a comemoração no dia 1º de maio, esta data foi escolhida porque neste dia no ano de 1886, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores entraram em greve e saíram às ruas por todo o país, principalmente nas cidades de Nova York, Chicago, Detroit e Milwaukee, com o lema “Oito horas por dia sem cortes no pagamento” (“Eight-hour day with no cut in pay”).

Em linhas gerais, a principal reinvindicação dos trabalhadores era a redução da jornada de trabalho, que naquele período chegavam a treze horas diárias, de modo que, era desejado o estabelecimento do limite de oito horas, bem como outras melhorias nas condições de trabalho, principalmente na segurança dos trabalhadores nas indústrias.

As manifestações prosseguiram nos dias seguintes, em que chegaram a serem registrados conflitos entre manifestantes e policiais, que resultaram na morte de doze protestantes além de centenas de pessoas feridas.

Ainda assim, a luta dos trabalhadores foi bem-sucedida, considerando que, no final do Século XIX, uma quantidade significativa dos trabalhadores passou a ter sua jornada de trabalho reduzida para oito horas diárias.

No Brasil, o dia 1º de maio passou a ser considerado feriado nacional no ano de 1924, por meio do Decreto 4.859, assinado pelo então Presidente da República Artur da Silva Bernardes.

Um fato histórico importante ocorrido em 1º de maio no Brasil, foi que, nesta data no ano de 1943, durante a gestão do Presidente Getúlio Vargas, foi aprovada e publicada a Lei nº 5.452, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), principal dispositivo que normatiza as relações de trabalho, assegurando de forma expressa os direitos dos trabalhadores.

Portanto, o dia 1º de maio é de grande importância para o trabalho e principalmente, para os trabalhadores, data em que, podemos relembrar e homenagear os manifestantes de 1886, bem como refletir sobre a valorização do trabalho.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)